Neste post, será apresentado como instalar o Voltímetro e Amperímetro Digital. Se desejar adquiri-lo da nossa loja RoboBuilders, clique aqui.
O Voltímetro e Amperímetro Digital possui duas formas de ligação. A primeira delas é usar uma fonte de alimentação de 3,5 a 30VCC separada da alimentação do equipamento a ser medido. A segunda forma de ligação é usar a mesma fonte de alimentação do equipamento para alimentação do medidor. Contudo, nessa segunda opção, a tensão máxima do equipamento deve ser 30V e na primeira opção o equipamento a ser medido pode ser até 100V. Veja às duas opções abaixo.
Conexão com fontes separadas.
Conexão para equipamentos de até 30V e 10A
Siga à risca as conexões demonstradas nos diagramas. A conexão incorreta dos fios no medidor pode causar danos permanentes ao dispositivo.
A calibração do equipamento é necessária caso ocorra divergência nas leituras de tensão ou corrente ao ser comparado com os valores lidos em um multímetro. Para efetuar essa calibração, é necessário um multímetro para pegar os valores de tensão e corrente de referência e uma chave philips. Na parte traseira do dispositivo, há dois trimpots para ajuste I_ADJ para corrente e V_ADJ para tensão. Gire com a chave até chegar ao valor medido pelo multímetro. Veja na imagem abaixo.
Visto como instalar e programar o Voltímetro e Amperímetro Digital, pode-se observar que ele é prático e versátil para medição elétrica com baixo custo. Com a ligação correta e valores bem calibrados, se terá uma medição estável e precisa.