Neste post iremos mostrar como utilizar e programar o STM32 Blue Pill com a IDE do Arduino. Para comprar esse produto em nossa loja, clique aqui.
Observe a tabela apresentada abaixo, onde foi montado uma breve comparação entre alguns dos modelos mais tradicionais de placas Arduino e os sistemas operacionais de um STM32:
Para realizar a programação desta placa, precisamos usar um módulo FTDI conversor USB para UART, e então podemos programá-lo diretamente via USB de um computador. Acompanhe o esquema das conexões:
Atente-se à conexão dos jumpers conforme mostrado abaixo para definir a placa no modo DFU (atualização do firmware do dispositivo). Para definir, pressione o botão Reset e aguarde.
O primeiro passo para começar a usar o STM32 com o ambiente de programação do Arduino é instalar o programa no computador. Caso já tenha a IDE do Arduino Instalada, pule para o próximo tópico.
// the setup function runs once when you press reset or power the board
void setup() {
// initialize digital pin PB1 as an output.
pinMode(PC13, OUTPUT);
}
// the loop function runs over and over again forever
void loop() {
digitalWrite(PC13, HIGH); // turn the LED on (HIGH is the voltage level)
delay(1000); // wait for a second
digitalWrite(PC13, LOW); // turn the LED off by making the voltage LOW
delay(1000); // wait for a second
}
Atenção: Depois de carregar o programa, você deve alterar os jumpers de volta para o modo Normal para que, na próxima vez que você iniciar a placa, o programa carregado comece a ser executado automaticamente.
Apesar de possuir especificações melhores que as do Arduino, o STM32 muitas vezes deixa de ser utilizado por conta da dificuldade de programação. Porém, através da interface Arduino IDE se torna uma tarefa simples programar o stm32, de forma a utilizar o melhor dos dois mundos com suas especificações avançadas e a interface acessível do Arduino IDE.